19 9 7411-5851 atendimento@femacke.com.br

4 Passos – Monte uma rede de computadores em sua casa

Femacke Informática Redes 4 Passos – Monte uma rede de computadores em sua casa

Redes

4 Passos – Monte uma rede de computadores em sua casa

Posted By admin

Se você precisa compartilhar arquivos entre dispositivos diferentes, pc, notebook, impressora, scanner, Smart TV, celular, e/ou muitos outros, então você precisa de uma rede interna.

Muitas pessoas ainda utilizam emails ou pendrive para enviar ou compartilhar documentos e/ou arquivos, talvez por achar muito difícil configurar uma rede sozinho.

Montar uma rede de computadores em sua casa nunca foi tão fácil, mostraremos em apenas alguns passos como é bem simples o processo.

Passo 1 – Opções para conectar os dispositivos

A conexão pode ser via cabo ou wireless, ambos são relativamente simples de se fazer, basta obter um roteador wireless e instalá-lo, as instruções para instalação do mesmo vem no guia de usuário que acompanha o equipamento.

Passo 2 – Configurando a rede

Como a grande maioria hoje tem as versões do Windows 7 e 8, iremos abordar os procedimentos apenas nessas duas versões.
Depois de conectado os dispositivos no roteador, no Windows, clique em “Iniciar” e, no campo de pesquisa digite “rede”, irá aparecer uma opção “Central de Rede e Compartilhamento”.
Clique nela e, após em “Configurar uma nova conexão ou rede”, em seguida em “Configurar uma nova rede”.

O assistente do Windows abrirá e ajudará no processo de adicionar outros dispositivos na rede e no processo de seleção das configurações selecione como doméstica ou corporativa.

Ative o recurso de descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos
Para isto bastar ir em “Central de Redes e Compartilhamento”, se não lembrar aonde fica, consulte alguns paragrafos acima, após encontrar a opção, clique em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas” e deixe selecionado as opções de “Ativar descoberta de rede”.

Passo 3 – Testando a rede doméstica

Clique no botão “Iniciar” do Windows, logo após clique no nome de usuário do seu computador, e depois, em “Rede”. Aparecerá na tela os ícones e nomes de todos os computadores e dispositivos conectados. Caso algum não apareça, aguarde um pouco mais, há aqueles que podem demorar mais para surgir nesse menu.

Passo 4 – Adicionando dispositivos e compartilhando arquivos

Se mesmo esperando, o dispositivo não aparecer na lista citada acima, houve algum problema para o mesmo se registrar na rede, siga as instruções abaixo:
Clique no botão “Iniciar”, e depois em “Painel de Controle”, em seguida em “Hardware e Sons”.
Feito isso, clique em “Adicionar um dispositivo” ou “Adicionar impressora”. Prossiga com os processos exigidos pelo assistente do Windows e instale o aparelho corretamente.
Há algumas impressoras e scanners que se conectam via bluetooth, nesse caso certifique-se de que o mesmo esteja ligado para estabelecer a conexão.

Agora que tudo está configurado, você poderá acessar os arquivos de qualquer dispositivo, enviá-los à impressora e/ou scanners, criar pastas compartilhadas e muitas outras opções.
Para criar pastas compartilhadas, basta clicar no botão “Iniciar”, clique no nome do usuário do seu computador, crie uma nova pasta no local desejado e em seguida, clique em cima dela com o botão direito, e no menu que aparecer, clique em “Compartilhar com”, dessa forma aparecerá as opções de compartilhamento.

Written by admin

Somos autorizadas HP, Epson, Samsung, Brother, Okidata e Lexmark mas
trabalhamos com todas as marcas de impressoras e copiadoras

Peça um orçamento